NOVIRUSES2BRAIN VISÃO GERAL

Sumário

Os vírus que infetam o cérebro e outras partes do sistema nervoso central são uma ameaça mundial de dimensões terríveis. Vírus como zika, dengue, chikungunya, VIH ou sarampo, por exemplo, são responsáveis ​​por milhares de vítimas gravemente comprometidas a nível neurológico, anualmente, por todo o mundo. A ameaça mais recente em larga escala nesse domínio foi um surto de vírus zika na América do Sul. O vírus zika, como o vírus da dengue ou o vírus chikungunya, é transmitido principalmente por mosquitos do género Aedes. Enquanto os vírus dengue e chikungunya, como muitos outros, podem causar doenças com graves distúrbios neurológicos, o vírus zika é muito mais terrível a esse respeito. Quando uma mulher grávida é infetada, o vírus é capaz de translocar a barreira hemato-placentária e, em seguida, a barreira hemato-encefálica, ainda em desenvolvimento, do feto, causando microcefalia e distúrbios neurológicos graves em bebés recém-nascidos. Embora coinfeções com vírus transmitidos pelo mosquito Aedes, como os vírus zika, dengue e chikungunya sejam prováveis ​​porque vários vírus coexistem no mesmo vetor, as estratégias clássicas de desenvolvimento de fármacos ignoram completamente essa realidade impressionante. Além disso, coinfecções adicionais com VIH e com o vírus do sarampo, usando outras vias de infeção, são também. Um medicamento que tenha como alvo um espectro muito grande de vírus é urgentemente necessário. É importante realçar que esse medicamento deverá ser capaz de travessar a barreira hemato-encefálica e chegar aos vírus que se localizam no cérebro. O NOVIRUSES2BRAIN é um projeto que tem como objetivo desenvolver medicamentos capazes de atravessar as barreiras hemato-placentária e hemato-encefálica, e que sejam eficazes contra os vírus zika, dengue, chikungunya, entre outros, inativando-os, incluindo durante a gravidez.
O projeto reúne especialistas em química médica, bioquímica, desenvolvimento de medicamentos e virologia, para desenvolver medicamentos capazes de inativar vários vírus no cérebro, em simultâneo.

Beneficiários e parceiros

Nome do Participante Sigla País IP
Beneficiários
Instituto de Medicina Molecular
João Lobo Antunes
iMM Portugal Miguel Castanho
Universidad Pompeu Fabra UPF Espanha David Andreu
Synovo Gmbh Synovo Alemanha Michael Burnet
Parceiros
Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ Brazil Andrea Da Poian

Detalhes

Título ''One size fitts all” Um medicamento único para erradicar simultaneamente várias espécies de vírus do sistema nervoso central de indivíduos coinfectados
Acrónimo NOVIRUSES2BRAIN
Agência Financiadora Comissão Europeia
Programa Financiador H2020-EU.1.2.1. - FET Open
Convocatória / Tópico FETOPEN-01-2018-2019-2020 - FET-Open Challenging Current Thinking
ID do contrato de concessão 828774
Data de início 2019.09.01
Duração 48 Meses
Investimento Total Contribuição EU: 3 933 965,63€
Coordenador do Projeto Miguel Castanho (Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), Portugal)
Beneficiários do Projeto - Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), Portugal
- Universidad Pompeu Fabra (UPF), Spain
- Synovo Gmbh (Synovo), Germany
Parceiros do Projeto - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil
CORDIS https://cordis.europa.eu/project/rcn/220067/factsheet/en